Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas divulga cuidados com rebanho durante chuva
Planejamento forrageiro evita perdas econômicas, fundamental para lucratividade da pecuária
Por: Redação PatosJá
Fonte: Agência Minas - Lorena Teixeira
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) reforça a importância do planejamento forrageiro durante o período de chuva. A ação visa garantir que o rebanho seja alimentado em quantidade e qualidade, fundamental para a lucratividade da pecuária.
Segundo a empresa pública, vinculada ao Governo de Minas, o planejamento evita perdas econômicas, melhora a produtividade e preserva o meio ambiente. O período de chuva é o de maior crescimento das plantas forrageiras - cultivadas para a alimentação dos animais.
O planejamento deve considerar a quantidade de forragem produzida ao longo do ano, tanto nas épocas de seca quanto nas de chuva, assim como o consumo dos animais. Com os dados, é possível determinar a necessidade de forragem para cada estação do ano.
Vale destacar que o pecuarista deve considerar a categoria e o peso de cada grupo. De acordo com a Epamig, os meses de julho e agosto são os mais indicados para implementar o cálculo. Já o período chuvoso é considerado ideal para o início da produção.
A pesquisadora da Epamig, Fernanda Gomes, explicou que “a partir desse cálculo, o produtor consegue identificar o déficit previsto, por exemplo, cem toneladas de matéria seca para o período seco, e definir a quantidade de volumoso que precisa produzir”.
Leia também
